A Obsessão leva a que existam muitos problemas numa relação, quando sofremos desse distúrbio acabamos por desgastar as relações e destruir sentimentos. Fomos falar com a Dr.ª Raquel Carrilho e colocámos algumas questões acerca deste tema.
J.D. - O que é a obsessão? Como devemos perceber que somos obsessivos ou que estamos a ser vitimas de obsessão?
Psicóloga:- A obsessão é um comportamento que se repete ao longo do tempo e onde existem atitudes repetitivas, incontroladas e persistentes.Obsessão é, portanto comportamentos excessivos e torna-se uma perturbação quando não é trabalhada a tempo.
J.D.- Considera que a obsessão pode afectar as nossas relações?.
Psicóloga:- A obsessão pode afectar todas as áreas da nossa vida. Inicialmente, prende-se com uma área e a tendência alastra-se a outras áreas da nossa vida, porque é reflexo da personalidade de cada um.
J.D. - Que conselhos daria para combatermos a Obsessão?
Psicóloga:- Nunca nos devemos dedicar exclusivamente a uma área da nossa vida ou a uma pessoa pois podemos correr o risco de ficarmos obcecados. A esfera que é a nossa vida, é composta por diversas valências, não devendo nós descurarmos nenhuma delas.
...É importante respeitarmos o espaço individual de cada um de nós e mantermos uma atitude equilibrada em todos os campos da nossa vida!...
Joana Lopes
Daniela Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário