segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

No consultório com a Psicóloga

Vamos dar inicio a uma nova rúbrica " No consultório com a Psicóloga", para o efeito contamos com a participação valiosíssima da psicóloga da nossa escola Dr.ª  Raquel Carrilho, que desde o primeiro momento abraçou o nosso projecto e mostrou total disponibilidade para dar o seu contributo. 
Desde já, deixamos aqui expresso, o nosso sincero agradecimento.

A Turma T3-Empregado Comercial

Para Reflectir



O Amor é tipo botas Timberland... todas as pessoas as têm, mas nem todas são verdadeiras!
Daniela Gonçalves
Joana Lopes

Regras S.O.S.: Regra nº 4

Violência! Deixa-te Disso!


Amor, uma palavra tão linda e que o ser humano suja.
O que somos nós sem amor? Não somos nada, somos uns seres insignificantes.
O verdadeiro significado do amor é felicidade, carinho, fazer feliz a quem nos faz feliz… é um sentimento tão bom, tão agradável... mas infelizmente a cabeça do ser humano por vezes é muito perversa, por vezes essa perversidade leva ao crime, estraga a vida de uma pessoa.
Não estragues a tua vida, não penses no passado nem no futuro, mas vive simplesmente o presente com um sorriso na cara!

André Ferreira

sábado, 29 de janeiro de 2011

Regras S.O.S. Please:- Regra nº 3

Reflexões Soltas: Agressão


Eu ser agredido(a) não! Vamos todos parar para conseguir pensar e agir.
Um namoro com o lema “Quanto mais me bates mais eu gosto de ti” não é um namoro saudável, é um namoro onde existe desgosto, tristeza, solidão, sofrimento e medo.
Todas as pessoas, sejam bebés, crianças, adolescentes, adultos ou idosos, têm os mesmos direitos e um grande dever: serem assertivos e não viverem com medo de esconder as suas dores e o seu sofrimento.
Devemos amar e sentirmo-nos amados! É uma sensação que só nos traz felicidade e bem-estar e uma vontade enorme de viver!
Sim, porque devemos aproveitar a vida ao máximo, minuto a minuto, sem desperdiçar um segundo.
Numa relação podem existir pequenas discussões, o que é perfeitamente normal, mas, quando existir um insulto, uma bofetada… Alto aí! 
Há que acabar a relação porque só iremos sofrer ainda mais. Não tenhas medo de desabafar com alguém que te pode ajudar.

Bárbara Alves
Marta Rodrigues

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Regras S.O.S. Please:- Regra nº 2

VIOLÊNCIA:- não é uma palavra com apenas Nove Letras


A violência não é uma palavra como apenas nove letras mas sim uma realidade cada vez mais presente nos nossos dias. 
- Onde estão os filmes, séries ou novelas que não envolvam violência? 
- O que foi feito dos tempos em que podíamos passar bons momentos em família ou entre amigos a assistir às aventuras televisivas de uma outra família ou amigo feliz?

- Porque é que no casal já não há respeito um pelo outro? 
Quando uma mulher sofre de violência, tem que pedir ajuda! Seja a um Psicólogo, GNR, PSP, Assistente Social, Médico, Familiar ou Amigo! Tem que libertar o medo que tem em si, tem que sair de casa o mais rapidamente possível!
Não queira ficar presa a uma vida que não é sua! A sua vida tem que ser bonita, sem problemas de violência! Isso não faz sentido, tudo tem um fim, mas o seu não tem de ser relacionado com a violência. Seja feliz, tire partido de tudo o que a vida tem de bom para lhe dar!
Se sabe de alguém que sofre de violência denuncie na esquadra mais próxima de si! Não deixe que sejam donos de si!

O Bom e o Mau Amor                                                                                                 
                                                                                                                                                                                                 
Bom
 Mau
Felicidade
Tristeza
 Harmonia
Desarmonia
Carinho
Sofrimento
Beijos e abraços
Agressividade
Amor
Obsessão
                                                                                   
Se o teu amor faz a tua vida  um INFERNO… esse Namoro não tem Namoro!

Namoro violento não é amor. Diz NÃO à VIOLÊNCIA!

Ana Rita Silva 
Rute Barbosa

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

To Relax



Regras S.O.S. Please:- Regra nº 1

Para Reflectir:- Primeira carta de São Paulo aos Coríntios


Hino do Amor

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.
Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.
O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. 
Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

Li esta carta  no casamento da minha irmã e achei o texto belissimo!


Auto-Estima:- Uma Preciosidade


A auto-estima é o sentimento que tem acerca de si, é a forma como se vê e como se sente. Pode ter alta auto-estima ou baixa auto-estima, o nível deste sentimento vai depender da sua experiência de vida, da educação, do meio onde está inserido, entre outros.

A auto-estima forma-se com base no auto-conhecimento, auto-conceito, auto-imagem e auto-aceitação e portanto torna-se preponderante que tenha consciência destes conceitos para que possa manter sempre a auto-estima elevada, de forma a elevar a sua qualidade de vida.

De que forma é que a auto-estima pode dizer NÃO À VIOLÊNCIA NO NAMORO?

Na maior parte das vezes, quando uma pessoa se submete e aceita este tipo de situações, está com baixa auto-estima, porque simplesmente aceita a violência que o outro está a exercer sobre ele. Quando está consciente de quem é, do que pretende, é mais fácil fazer face a esta situação e com racionalidade reagir, dizendo BASTA às situações de violência que está a ser sujeito. O mesmo acontece por parte do agressor, quem tem tendência para ser obsessivo, controlador, manipulador, entre outros, tem baixa-auto-estima porque pensa que através das atitudes atrás mencionadas pode “segurar” o seu companheiro. Uma ideia completamente errada, porque o amor não é obsessivo, o amor não se impõe, o amor não é manipulador, simplesmente acontece.

Quando se tem este tipo de atitudes o sentimento acaba por morrer e dá espaço ao desgaste da relação e das pessoas envolvidas. É fundamental ter consciência que uma relação é para proporcionar bem estar e felicidade, quando tal não acontece, não vale a pena continuar na relação, nem se acomodar à situação em prol de terceiros.

Resta-nos dizer que é fundamental ter sempre auto-estima sempre elevada de forma a ter sempre presente os seus princípios e dizer não à VIOLÊNCIA!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Declaração Universal dos Direitos Humanos

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."



Artigo 1º, Declaração Universal dos Direitos Humanos

O Valor do Respeito



QUANDO SE PERDE O RESPEITO... perde-se tudo!

Afinal de contas o que é o RESPEITO? -  Um valor que que diariamente ouvimos falar e que muitas vezes não reflectimos sobre o seu significado!

RESPEITO é um sentimento positivo que temos relativamente a pessoas, objectos, situações, entre outros. Nós devemos ter respeito por tudo e por todos e acima de tudo por NÓS! 

Quando respeitamos o nosso próximo a nossa qualidade  vida melhora consideravelmente porque conseguimos estabelecer relações de estima com todas as pessoas que nos rodeiam. O respeito é uma questão de atitude e fácil de colocar em prática, basta tratarmos o nosso próximo como gostaríamos que nos tratassem a nós. 

Lembrem-se que problemas todos NÓS temos e que é normal sentirmo-nos  revoltados com alguma situação e que o nosso primeiro impulso seja reagir, mas, devemos PARAR... PENSAR... e só depois AGIR... sempre com assertividade e com respeito. 

Quando faltamos ao respeito ao nosso próximo, estamos a faltar ao respeito a nós próprios e estamos a desenvolver relações doentes . O propósito de todos os seres humanos é alcançar a felicidade e cabe a cada um de nós desenvolver uma atitude assertiva de forma a  proporcionarmos  sensações de bem estar. 

O RESPEITO É UM BEM MUITO PRECIOSO...portanto vamos colocá-lo em prática em todos os campos da nossa vida! 

Vamos ser assertivos e vamos reflectir sobre as nossas atitudes!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Violência! ... NÃO ... Obrigado.

 Porque há quem sofra pelo que já viveu ... há também quem sofra pelo que AINDA não viveu!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Temos uma Palavra a Dizer!


No âmbito da acção de formação " Não à violência no namoro" promovida pela ANE ( Associação Nacional das Empresárias foi-nos lançado um repto para fazermos um apelo ao nosso meio escolar, familiar e social sobre este tema. 
Depois de reflectirmos sobre tudo o que aprendemos na acção de formação decidimos criar este blogue de forma a passar a palavra, alertar consciências e sensibilizar todas as pessoas que nos seguem. 
Para nós chegou o momento de arregaçarmos as mangas e passarmos a palavra. Assim, decidimos em conjunto dizer Basta! Chegou a hora de dizermos NÃO à Violência!

... Porque há quem sofra pelo que Já Viveu e há quem sofra pelo que ainda Não Viveu!